AnálisesSwitch

Urban Trial Tricky – Análise

Truques fantásticos, personagens abonecadas e níveis com alguma variedade visual são a imagem de marca de Urban Trial Tricky, a nova aposta da Tate Multimedia para a Nintendo Switch da série Urban Trial. À venda na eShop por apenas €14.99 e com uma promessa de jogabilidade infinita (e portátil), este jogo define-se como algo simples. Realisticamente não poderia estar mais de acordo, apesar de ainda assim apresentar algumas arestas por limar.

Nesta sequela os níveis dividem-se em três categorias: “Competition”, “Time” e “Tricks”. As etapas obrigam a realizar truques pré-definidos para marcar pontos. Os níveis a contra-relógio exigem que se chegue ao fim da pista o mais rapidamente possível, com algumas variáveis pelo meio que atribuem mais pontos. Por último as etapas na categoria “Tricks” são exatamente o que o nome indica: encadear manobras para atingir a maior pontuação possível. Na verdade, o grande denominador comum é a pontuação acumulada. Esta é depois atualizada em tabelas online, onde pessoas de todo o mundo podem competir.

Infelizmente os níveis deixam um pouco a desejar na sua apresentação. Fica também a impressão que a geometria é demasiado contida e fechada, dado que estamos sempre a andar de um lado para o outro. A jogabilidade frenética e rápida, em conjunto com a forma divertida como as leis da física atuam, empurram os sentidos mais na direção de um jogo de corridas do que propriamente na de um jogo baseado na realização de truques e manobras. No entanto e ao contrário dos jogos de nome parecido com o selo da Ubisoft, não existem armadilhas mortíferas ou irritantes a cada cinco metros de distância, o que torna a experiência muito mais acessível, divertida e relaxante.

Há também que destacar que cada nível tem os seus próprios desafios à parte. Ao longo das pistas encontram-se doces e bebidas que aumentam o multiplicador da pontuação, assim como sacolas de dinheiro para gastar em artigos cosméticos. Estes artigos, que são desbloqueados pelo número de estrelas obtidas até ao momento, e adquiridos com o dinheiro das sacolas vão desde novas vestes para a personagem, motociclos novos e truques e manobras novas para realizar.

Apesar de um ou outro pormenor, Urban Trial Tricky consegue ser divertido, especialmente em sessões de dez a quinze minutos, o que é perfeito para uma plataforma como a Nintendo Switch. O jogo dá uma boa sensação de adrenalina quando pressionamos o botão de saltar durante tempo suficiente para executar um salto megalómano num final de uma rampa. Até o ambiente visual tem bom aspeto, seja num ecrã de televisão ou no ecrã da Switch, não que fosse esperado um colosso gráfico num jogo como este.

CONCLUSÃO

CONCLUSÃO
6 10 0 1
Com um preço apelativo e uma premissa divertida, Urban Trial Tricky é um jogo simples para aquelas sessões de quinze minutos nos transportes públicos. É certo que os níveis são simplistas na sua apresentação, assim como um pouco claustrofóbicos no seu mapeamento, mas não deixa de proporcionar uma boa sensação de adrenalina quando executamos proezas no ar e aterramos sãos e salvos.
Com um preço apelativo e uma premissa divertida, Urban Trial Tricky é um jogo simples para aquelas sessões de quinze minutos nos transportes públicos. É certo que os níveis são simplistas na sua apresentação, assim como um pouco claustrofóbicos no seu mapeamento, mas não deixa de proporcionar uma boa sensação de adrenalina quando executamos proezas no ar e aterramos sãos e salvos.
6/10
Total Score

Pontos positivos

  • Proezas divertidas
  • Jogabilidade simples e relaxante
  • Vários cosméticos para desbloquear

Pontos negativos

  • Geometria pouco variada nos níveis
  • Níveis algo claustrofóbicos

Ulisses Domingues

Analisar um videojogo é como uma experiência gastronómica: pode correr muito bem, muito mal ou não correr de todo. Pelo menos é o que este membro da equipa acredita. No entanto, nunca deixará que a sua fome altere os critérios de análise. Pelo menos não muito.