Gerrrms – Análise
Apresentado como um jogo ideal para experiências multijogador em festas e muito simples de se entender, Gerrrms é mais uma oferta que pode ser categorizada como “party brawler”, onde não faltam candidatos à nossa carteira. A verdade é que Gerrrms não oferece nada de novo a não ser a sua temática baseada em germes e uma escolha de título peculiar. É importante também referir que o jogo e a sua equipa Bugbomb Games foram galardoados com o segundo lugar no Big Indie Pitch na White Nights Amsterdam 2020.
Simples é de facto a melhor palavra para descrever Gerrrms, já que o tutorial apresentado no início demora pouco mais de dez segundos a completar e a entender. No menu principal, onde somos apressados a escolher algo (não vá a música num ciclo contínuo destruir o nosso cérebro) existem duas categorias principais: “Tourrrnament” (não é uma gralha) e “Mission Mode”. O torneio é um simples 4-vs-4 competitivo, e pouco mais há a dizer. Já a missão encarrega-nos de concluir um objetivo dentro de um dos sete tipos de jogo: “Deathmatch”, onde se destroem inimigos com mísseis; “Capture the Flag”, onde temos de manter uma bandeira por um período de tempo; “Hot Potato”, semelhante ao jogo da batata quente; “Synapse Snatch”, onde colocamos uma bola dentro do nosso canto; “Gobble”, uma competição para ver quem mais come; e por último, temos “Antibody”, com o objetivo de evitar um inimigo em comum e ser o último micróbio em campo.
No entanto, um dos problemas do “Mission Mode” reside na incapacidade de terminar os combates mais cedo assim que a missão for concluída. Se o objetivo for, por exemplo, passar uma bomba ao outro germe, somos obrigados a aguardar a conclusão do evento para contar como missão completa, o que acaba por ser uma forma infeliz e artificial de prolongar o tempo de jogo. Dentro dos dois modos de jogo as arenas de combate variam ligeiramente em formato e cor. Com doze personagens no total por escolher, algumas já disponíveis e outras por desbloquear, estes são indistintos uns dos outros a não ser pelo seu visual.
A forma como Gerrrms é jogado, sozinho ou em multijogador, reside em três botões: um para o germe se agarrar a um ponto e rodopiar no seu lugar, catapultando-se na direção escolhida; outro para utilizar o poder especial relacionado com o tipo de jogo; e outro para alterar ligeiramente o percurso do bicho. Assim que largamos a personagem do gancho a que está preso, as leis da física tratam do resto, indo ao encontro de outros germes ou da parede. Conforme referido previamente, Gerrrms também tem algumas personagens adicionais para desbloquear, mas nada que mereça um parágrafo por si só.
CONCLUSÃO
CONCLUSÃOPontos positivos
- Jogabilidade simples
- Apresentação visual
Pontos negativos
- Desbloqueáveis desinteressantes
- Banda sonora contínua irritante
Analisar um videojogo é como uma experiência gastronómica: pode correr muito bem, muito mal ou não correr de todo. Pelo menos é o que este membro da equipa acredita. No entanto, nunca deixará que a sua fome altere os critérios de análise. Pelo menos não muito.