Umihara Kawase BaZooKa! – Análise
Umihara Kawase BaZooKa! recupera um nome reconhecível de ação e plataformas onde o objetivo global é conseguir a melhor pontuação possível, um esforço que recria o sentimento vivido nos tempos áureos das “arcades”. Com um conceito simples, o jogador é colocado numa arena e incutido a eliminar hordas de adversários à medida que eles vão surgindo. Se numa fase inicial o nível de dificuldade é bastante acessível, não demora até que os padrões de exigência subam e comecem a testar a capacidade do jogador até ao limite.
Umihara Kawase é uma série de plataformas com anos de história para contar desde a sua estreia no Super Famicom em 1994, pelo que criar um coletivo grande de personagens não foi o maior desafio da Studio Saizensen. São mais de duas dezenas que se encontram aqui disponíveis e com algumas habilidades exclusivas entre si mas globalmente, a jogabilidade é transversal a todo o elenco. Os cenários acompanham a experiência, com espaços fixos de plataformas que fazem lembrar os cenários da série Super Smash Bros., e encontram-se várias opções que exibem claramente a sua inspiração neste jogo, na construção de menus ou na disposição de elementos. Os quatro mundos presentes com mais de quarenta níveis representam uma longevidade interessante, complementada por possibilidades multijogador local até quatro jogadores . Na componente “online” o desafio mantém-se mas acrescenta uma motivação extra com uma tabela de recordes.
O ambiente visual fica muito aquém dos seus pares, o que se lamenta tendo em conta que o jogo representa uma série cheia de história e bastante apreciada pelo público. No entanto e apesar de não corresponder às expectativas que a série impõe, encaixa bem no jogo que temos em mãos.
CONCLUSÃO
CONCLUSÃOPontos positivos
- Elenco grande de personagens da série
- Conceito simples
- Capacidades multijogador
Pontos negativos
- Poucos elementos de destaque
- Ambiente visual sem pontos de destaque
- Demasiado repetitivo e com pouco propósito
Após passar grande parte da sua infância em Hyrule e no Mushroom Kingdom dedica-se agora a explorar o vasto universo digital que o rodeia. Embora seja entusiasta de novos títulos é possível encontrá-lo frequentemente a revisitar os clássicos.