Romance of the Three Kingdoms XIV: Diplomacy and Strategy Expansion Pack Bundle – Análise
Romance of the Three Kingdoms XIV: Diplomacy and Strategy Expansion Pack Bundle é a entrada mais recente numa série de jogos de estratégia que exploram a temática da conhecida obra de Luo Guanzhong, um romance de ficção histórica que nos remete para o final da dinastia Han. Apesar de ser um livro bastante popular, a maior parte dos jogadores europeus vai provavelmente encarar o jogo mais pela componente estratégica e de gestão que pela exploração de elementos históricos. No entanto o jogo apresenta-se como uma experiência bastante completa e capaz de sobressair nas suas variantes, não sendo de todo obrigatório o conhecimento prévio da obra literária.
As opções são inúmeras e mantêm o jogador ocupado durante muito tempo. A longevidade é bastante longa e com um nível de desafio que lhe assenta bastante bem – uma decisão mais precipitada pode pôr em risco horas de dedicação. A jogabilidade segue todos os padrões habituais dos seus pares, juntando no mesmo jogo o que de melhor se encontra em várias propostas. O objetivo é governar toda a China, para tal vamos recorrer ao conflito armado e a alguma diplomacia. Para isso controlamos os nossos generais, cada um com as suas habilidades individuais, sendo a sua escolha para cada missão decisiva no comportamento das tropas. Formar as alianças certas é essencial, numa fase inicial é extremamente difícil expandir o território de outra forma e o jogo faz um belo trabalho em tornar essa componente mais realista.
Nem só de combate e diplomacia vive o jogo, a microgestão é complexa e obriga-nos a alocar os recursos da forma mais inteligente, levando o jogador a expandir território o que torna a defesa de fronteiras cada vez mais complexa. O perigo pode aparecer de todos os lados e tudo deve ser levado ao pormenor: tempo de viagem, capacidades militares, aliados na região… Se o jogo assume uma complexidade enorme, é também facilmente acessível a todos os tipos de público graças a uma integração exímia dos seus elementos e pela forma como estes são introduzidos. Os tutoriais pecam por excesso na maior parte das vezes, mas são uma verdadeira exigência num jogo tão repleto de opções.
Pelas suas características, a versão para a Nintendo Switch é a mais indicada para um jogo que se adivinha longo e que pode ser desfrutado em sessões curtas ou longas, mediante o perfil do jogador. Além de que tal como o nome sugere, vem com as expansões incluídas, o que acrescenta ainda mais conteúdo a um produto bastante completo. Uma dessas opções é o modo “War Chronicles”, que nos remete para um cenário curto replicando pequenos trechos do livro em que o jogo se baseia, criando uma opção de jogo mais curta, reduzindo as opções, e com objetivos mais céleres.
CONCLUSÃO
CONCLUSÃOPontos positivos
- Jogo extremamente completo
- Presença das expansões
- Tutoriais minuciosos
Pontos negativos
- Pode ser avassalador para recém-chegados
Após passar grande parte da sua infância em Hyrule e no Mushroom Kingdom dedica-se agora a explorar o vasto universo digital que o rodeia. Embora seja entusiasta de novos títulos é possível encontrá-lo frequentemente a revisitar os clássicos.