SOLAS 128 – Análise
SOLAS 128 é um jogo à base de quebra-cabeças onde temos de encaminhar um feixe de luz recorrendo a reflexos de espelhos. Se o conceito é simples a execução é bastante complexa, e o nível de exigência é muito elevado. A curva de aprendizagem encontra-se bem equilibrada: o jogo começa com níveis bastante acessíveis e introduz elementos novos de forma gradual e suave. O que inicialmente é uma proposta linear cresce rapidamente e começa a incluir vários tipos de espelhos, reflexos de luzes de cor diferente, entre outras variações que tornam os desafios cada vez mais exigentes. Para garantir que o nível de exigência elevado não atrapalha demasiado a experiência é possível pedir uma pista sobre o passo seguinte – é opcional e mesmo ao optarmos por esta achega o quebra-cabeças não é resolvido, o jogo apenas nos dá uma pequena ajuda.
SOLAS 128 consegue e com sucesso ligar os desafios entre si, e cada nível pode ter impacto direto na resolução do próximo. Somos assim suavemente inseridos no que é um desafio único e gigantesco. O final do jogo é surpreendente e digno do esforço do jogador num título muito exigente. Podemos optar por controlos tácteis ou convencionais, sendo que os controlos tácteis acabam por funcionar melhor, ainda que lhes falte a precisão necessária para mobilizar todos os elementos de forma coerente, dado o tamanho de alguns deles, e isto é algo que sobressai ainda mais na Nintendo Switch Lite. Os controlos convencionais funcionam de forma precisa mas com o inconveniente de termos de constantemente mover o cursor até ao objetivo.
Conseguir um jogo tão completo recorrendo a uma direção artística tão simples é nada menos que uma proeza. A banda sonora acompanha o jogo de forma brilhante e não só marca muitíssimo bem o ritmo de ação como também influencia diretamente as mecânicas de jogo.
CONCLUSÃO
CONCLUSÃOPontos positivos
- Níveis muito bem ligados
- Curva de aprendizagem equilibrada
Pontos negativos
- Controlos pouco precisos
Após passar grande parte da sua infância em Hyrule e no Mushroom Kingdom dedica-se agora a explorar o vasto universo digital que o rodeia. Embora seja entusiasta de novos títulos é possível encontrá-lo frequentemente a revisitar os clássicos.