Neptunia x Senran Kagura: Ninja Wars – Análise
O que acontece quando se juntam duas séries de nicho e se acrescenta uma grande quantidade de conteúdo feito a pensar nos fãs? É provavelmente esta a pergunta a que Neptunia x Senran Kagura: Ninja Wars responde. Trata-se de um jogo desenvolvido pela Tamsoft em colaboração com a Compile Heart e Idea Factory, e que consiste num jogo de ação “hack and slash” bastante semelhante a jogos anteriores de ambas as séries. Ninja Wars não tenta levar o seu enredo demasiado a sério, optando antes por uma premissa sugestiva: as personagens de Gamindustri colocam de lado as suas diferenças e observam uma trégua para decidir qual a plataforma superior para declarar guerra aberta ao universo de Senran Kagura num confito de ninjas, quando eventualmente Gamindustri é invadida pela fação de Steeme.
As alegorias a outros jogos de plataformas foram sempre evidentes na série Neptunia e ainda que já se encontrem algo desatualizadas, continuam a funcionar como elementos cómicos. Existem bastantes secções que extravasam os limites do jogo com algumas tiradas direcionadas ao mundo dos jogos e indústrias criativas modernas, e acaba por ser sempre bastante divertido ver que mais foi incluído neste jogo. Em geral o combate não é particularmente único ou extraordinário, uma grande parte do sistema é baseado nos seus predecessores o que significa combinações simples e ataques especiais. Temos aqui um jogo de ação que não precisa de muitas explicações para começar a desbravar caminhos cheios de inimigos, caminhos esses que são basante lineares. Quem conhece a série Senran Kagura vai sentir-se perfeitamente à vontade a jogar este Ninja Wars. Quem conhece ambas as séries vai de certeza apreciar os desenhos das personagens e o ambiente visual com a sua física exagerada, não fosse este um jogo da Idea Factory.
Infelizmente, além de visualmente semelhante aos títulos anteriores, o que realmente falta a este Ninja Wars é a complexidade e longevidade. O jogo é relativamente curto, e a sua simplicidade em combate deixa muito a desejar para quem procura um desafio mais exigente no que diz respeito ao combate.
CONCLUSÃO
CONCLUSÃOPontos positivos
- Diálogos cómicos
- Combate fluido e visualmente interessante
Pontos negativos
- Jogo bastante curto
- Pouca variedade de personagens
O chicote que mantém a máquina a funcionar. Entusiasta pela indústria e com um gosto variado, mas com um especial amor por JRPG, nunca deixa escapar uma boa promoção e por consequência tem uma coleção maior do que alguma vez poderá ter tempo para a terminar.