Aeterna Noctis – Análise
Aeterna Noctis é um “metroidvania” que procura o seu espaço juntando fórmulas de sucesso enquanto explora as suas próprias ideias. O jogo inicia-se com uma personagem despojada das suas capacidades e que ao longo da aventura as vai recuperar, permitindo alargar o âmbito da exploração. O ritmo de jogo é equilibrado e permite ao jogador adaptar-se às novas capacidades de forma gradual e participar numa exploração mais eficaz. Se o avanço menos acelerado garante uma boa adaptação do jogador, tem o efeito secundário de provocar alguma letargia e perdas de motivação.
O enredo é interessante mas não consegue manter o jogador cativado quanto baste para criar um sentido de missão. O nível de dificuldade exigente pode tornar o jogo muito pouco acessível para jogadores com menos experiência, como se encontra em alguns segmentos de plataformas mais complicados e algumas sequências de combate onde a experiência acumulada não parece ser suficiente. Os tempos de carregamento longos contribuem também para sublinhar este sentimento, tornando o jogo um verdadeiro desafio para jogadores menos pacientes. Os outros jogadores vão encontrar aqui um “metroidvania” interessante e com influências de jogos de grande sucesso.
A longevidade é bastante longa, seja pelos dezasseis espaços para explorar, seja pelo desenho labiríntico do mapa e do já referido nível de dificuldade alto, e promete manter o jogador ocupado durante bastante tempo. Visualmente o jogo faz um trabalho bastante competente e consegue desde logo cativar os sentidos do jogador, sendo que se consegue estabelecer um excelente paralelo entre a temática explorada e o estilo visual. A acompanhar estas boas escolhas junta-se uma banda sonora que embora não consiga ganhar o destaque que ambicionaria, acompanha a aventura de forma exímia e consegue marcar o ambiente de cada etapa.
CONCLUSÃO
CONCLUSÃOPontos positivos
- Direção artística e realização gráfica bem feitas
- Jogo bem ritmado
- Longevidade elevada
Pontos negativos
- Tempos de carregamento longos e frequentes
- Dificuldade elevada pelos motivos errados
- Sem interesse suficiente para uma longevidade tão extensa
Após passar grande parte da sua infância em Hyrule e no Mushroom Kingdom dedica-se agora a explorar o vasto universo digital que o rodeia. Embora seja entusiasta de novos títulos é possível encontrá-lo frequentemente a revisitar os clássicos.