Gamescom 2023 – Bang-On Balls: Chronicles
Era inevitável – os videojogos baseados em “memes” já se encontram entre nós, e Bang-On Balls: Chronicles representa isso mesmo. Esta obra do estúdio polaco Exit Plan Games pega no “meme” conhecido como “country balls”, onde esferas ilustradas com bandeiras nacionais encarnam estereótipos e satirizam os assuntos do dia-a-dia, e faz disso um jogo de plataformas em 3D onde a nossa personagem – uma “country ball” que pode usar uma bandeira à nossa escolha, bem como uma panóplia de acessórios – se encontra num estúdio de cinema a rodar filmes passados em eras históricas diferentes. Cada nível – quatro no total – é um filme em produção correspondente a uma era histórica (retratada de uma forma que não é exatamente rigorosa) e onde vamos ter de cumprir uma série de objetivos. Na versão disponível na Gamescom 2023 foi possível experimentar um nível correspondente à era viking. O que faz então a nossa bola num filme passado na era viking? Salta, ataca inimigos (neste caso, bolas vikings com as respetivas bandeiras dinamarquesas, suecas e norueguesas e os historicamente incorretos capacetes com chifres), destrói embarcações, apanha [muitos] objetos… tudo isto com um sistema de controlo simplicíssimo que nos permite ir a quase todo o lado, uma vez que os níveis são bastante abertos, e destruir praticamente todas as estruturas com que nos cruzamos.
Alguns inimigos mais poderosos – bem como o “boss” – exigem um pouco mais de cuidado, mas o tom geral de Bang-On Balls: Chronicles é bastante cómico, como se percebe pelas animações e acontecimentos, e a intenção aqui presente tem muito mais de divertimento simples do que de nos obrigar a planear abordagens de forma cuidadosa. Se os controlos funcionam relativamente bem, em alguns momentos encontram-se dificuldades com a câmara quando esta se coloca diretamente por trás de algum objeto e torna-se um pouco difícil recuperar um ângulo mais aberto, sobretudo nos momentos com mais inimigos no ecrã. Bang-On Balls: Chronicles já se encontra disponível noutras plataformas e deverá chegar à Nintendo Switch até ao final do ano.
Foto: Exit Plan Games
Apreciador de jogos de outras épocas, não diz que não a uma boa obra dos nossos tempos. Diz-se que é por ele que passam os textos antes da publicação, o que significa que é uma espécie de boss final da escrita para os outros membros da equipa.