Gamescom 2023 – CLeM
Nota: estas impressões incidem sobre a versão Steam de CLeM
CLeM é um jogo de aventuras e “puzzles”, ou um “puzzlevania”, para utilizarmos o termo preferido da sua produtora, o estúdio indie espanhol Mango Protocol. Com um ambiente aparentemente calmo mas que se torna cada vez mais perturbador, a nossa personagem – que se assemelha a um boneco bastante simples – acorda numa divisão desconhecida de uma casa bastante grande e responde a uma voz misteriosa que nos diz para lhe trazermos sensações: beleza, integridade, resiliência, etc. Através das pistas que encontramos pela casa vamos descobrir objetos ou seres que representam essas sensações e que podem ser aceites pela voz que nos interpela. Podem ser borboletas ou caracóis, por exemplo, que representam a beleza e a resiliência, algo que vamos aprender com as pistas que consultamos.
Vamos assim desvendar “puzzles” que se encontram pela casa para podermos trazer mais sensações à voz misteriosa, estes incluem abrir uma fechadura ou ordenar garrafas de bebidas de acordo com as preferências dos donos da casa, enquanto descobrimos pistas em vários elementos que se encontram nas divisões – por exemplo, para o “puzzle” das garrafas de bebida, vamos encontrar referências num diário deixado pela família que reside naquela casa. Ao contrário de outros jogos da Mango Protocol, CLeM não é uma aventura “point and click” e não vai utilizar o ecrã tátil da Nintendo Switch, vamos antes utilizar os controlos convencionais da consola para deslocar a nossa personagem e interagir com os “puzzles”. CLeM chega à Nintendo Switch durante o último trimestre de 2023, embora ainda não tenha uma data de lançamento concreta.
Foto: Mango Protocol
Apreciador de jogos de outras épocas, não diz que não a uma boa obra dos nossos tempos. Diz-se que é por ele que passam os textos antes da publicação, o que significa que é uma espécie de boss final da escrita para os outros membros da equipa.
[…] Gamescom 2023 – CLeM – antevisão […]