Antevisõesgamescom 2023Switch

Gamescom 2023 – Savant – Ascent REMIX

Se o nome Savant – Ascent diz alguma coisa então é porque esta produção dos noruegueses da D-Pad Studio (responsáveis igualmente pelo absolutamente magistral Owlboy) deixou a sua marca no mundo dos “shoot’em-ups” de plataformas em 2D graças a uma dificuldade impiedosa e a um ambiente muitíssimo bem implementado, do universo gráfico à banda sonora, passando pelos controlos que utilizam um dos dois “joysticks” analógicos para disparar. Dez anos volvidos desde a chegada de Savant – Ascent, a D-Pad Studio pretendia apenas realizar um “remaster” do jogo original de forma a adaptá-lo aos padrões audiovisuais contemporâneos. Essa intenção há muito que ficou para trás, e o que temos aqui é uma verdadeira sequela de dimensões bastantes maiores que o jogo original, que o Starbit teve a oportunidade de experimentar numa sessão à porta fechada durante a Gamescom 2023. A versão de demonstração decorreu numa Nintendo Switch e no que diz respeito à execução, não podia ter deixado melhor impressão, uma vez que toda a ação é bastante fluida, mesmo nos momentos em que o ecrã apresenta uma enorme quantidade de inimigos. O ambiente audiovisual merece todos os elogios – num mundo onde o estilo “pixel art” é utilizado até à exaustão, Savant – Ascent REMIX consegue exibir um ambiente magnífico para os olhos com este estilo e animações perfeitamente suaves, algo que é bastante útil quando estamos a lutar pela sobrevivência.

Por falar em sobrevivência, o jogo inclui uma componente tática que obriga o jogador a manter um equilíbrio das suas ações: os disparos mais poderosos e que conseguem eliminar mais inimigos de uma só vez também consomem energia; esta, por sua vez, pode ser recuperada de forma mais rápida se o jogador se mover nas suas plataformas, tarefa essa que não é simples devido à proliferação de inimigos que se materializam à nossa volta e se precipitam na nossa direção de forma incremental. É assim fundamental considerar os nossos disparos, os movimentos e a distância dos inimigos se não quisermos acabar desfeitos. E se o nível de dificuldade dito ‘normal’ for demasiado simples, Savant – Ascent REMIX conta com um nível de dificuldade conhecido apenas como ‘hardcore’, e ainda um modo desbloqueável que corresponde aos habituais modos de sobrevivência. Destaque também para a banda sonora, do músico norueguês conhecido como, adivinharam, Savant, e que foi nomeada para o prémio de Melhor Som da Gamescom 2023. Savant – Ascent REMIX vai estrear-se no Steam em breve mas a sua chegada à Nintendo Switch só deverá ocorrer no ano de 2024.

João Dias

Apreciador de jogos de outras épocas, não diz que não a uma boa obra dos nossos tempos. Diz-se que é por ele que passam os textos antes da publicação, o que significa que é uma espécie de boss final da escrita para os outros membros da equipa.

1 Comentário
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Ver todos os comentários
trackback

[…] Gamescom 2023 – Savant — Ascent REMIX – antevisão […]