Gamescom 2024: antevisão para a Nintendo Switch
A Nintendo não vai marcar presença na edição de 2024 da Gamescom, o que significa que não vamos saber mais sobre jogos como The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom (lançamento a 26 de setembro) ou Super Mario Party Jamboree (17 de outubro). Isso não quer dizer que não haja jogos novos de produtoras externas, vulgo “third parties”, para chegar em breve e que esperamos ver na edição deste ano do maior evento mundial da indústria de videojogos. Para uma consola que se encontra na reta final do seu ciclo, a Nintendo Switch continua com um calendário abundante para os próximos meses, e o Starbit destaca aqui cinco jogos oriundos de produtoras externas com lançamento marcado até ao final de 2024 que gostaríamos de ver em exibição na Gamescom 2024.
Disney Epic Mickey: Rebrushed
Disney Epic Mickey apresentou uma nova face do porta-estandarte da Disney quando chegou à Wii em 2010 e tentou levar a criação de Walt Disney na direção de um jogo de ação e aventura em 3D, com elementos de RPG e secções 2.5D à mistura. E quem acompanha as personagens icónicas da Disney recorda-se de Disney Illusion Island, jogo de plataformas 2D que nos deixou muito boa impressão quando o analisámos há um ano. Rebrushed é um “remake” de Epic Mickey, e prepara-se para chegar à Switch a 24 de setembro deste ano. Nota-se um salto significativo na qualidade do aspeto visual face ao original, e não apenas nos elementos que mais sobressaem como a qualidade dos cenários, mas também na fluidez da animação das personagens, nos seus movimentos, e nos efeitos de luz. O mundo de Rebrushed é muito mais vivo, suave, e natural, Mickey vai ter movimentos novos, e a câmara – um dos aspetos mais criticados do jogo original – vai ser alvo de melhorias. Tudo boas notícias que esperamos ver confirmadas quando pegarmos neste novo Mickey e no seu pincel mágico.
EA Sports FC 25
O fim da série FIFA e a nova abordagem da EA Sports sob o nome de EA Sports FC trouxe uma diferença significativa para os jogadores da Nintendo Switch: o jogo inaugural, EA Sports FC 24, utiliza o motor de jogo Frostbite, o que o trouxe ao mesmo nível das outras versões, ainda que tecnologicamente limitado pelas capacidades da consola da Nintendo. EA Sports FC 25, que tem data de lançamento marcada para 20 de setembro, promete melhorias face ao anterior que vão além de uma mera atualização dos plantéis: entre as novidades, foram anunciados o novo modo “5v5 Rush” e o sistema FC IQ, que confere ao jogador um maior controlo sobre os aspetos táticos do jogo bem como um modelo de IA baseado em dados autênticos aplicado aos jogadores – algo que, se impressionar os jogadores, pode ser um bom prenúncio para a utilização deste modelo de IA em videojogos semelhantes. Depois de vários anos em que a série FIFA apresentava poucos motivos para justificar a atenção dos jogadores, FC 24 foi um salto bem-vindo. Do novo FC 25 esperamos que esta tendência positiva se mantenha.
Sonic X Shadow Generations
O título pode induzir em erro, por isso vamos abordar o primeiro ponto: Sonic X Shadow Generations é uma compilação que inclui um “remaster” de Sonic Generations (jogo de plataformas que chegou ao mercado em 2011 para a Nintendo 3DS, Windows, Xbox 360 e PlayStation 3), e um jogo novo, Shadow Generations. Esclarecido este ponto, Shadow Generations é o segundo jogo a ter Shadow como protagonista, mas esta promete ser mais do que uma mera compilação. Em Shadow Generations será possível alternar entre os universos e enredos de Sonic Generations e de Shadow, uma vez que este foi feito para interagir com o mundo de Sonic. Outra novidade aqui presente e que está a gerar expectativa é a da inclusão de um mundo-base aberto e em 3D, o que vai trazer novas possibilidades de exploração e de interação ao que se espera seja uma boa homenagem a Sonic Generations e um novo capítulo para Shadow. Sonic X Shadow Generations chega à Switch a 25 de outubro de 2024.
Ace Attorney Investigations Collection
O advogado mais conhecido do mundo dos videojogos está de regresso à Switch para mais uma compilação, a terceira de 2024 (!), que desta vez inclui os dois jogos Investigations Miles Edgeworth (chegou à Nintendo DS na Europa em 2010) e Investigations 2: Prosecutor’s Gambit (na primeira vez que tem direito a um lançamento fora do Japão). Ou para sermos mais precisos: a série sobre o advogado mais conhecido dos videojogos está de regresso à Switch, mas agora com dois jogos onde seguimos um procurador nas suas investigações. Se por um lado isto significa que a Switch nunca teve um Ace Attorney original, com quatro compilações da série na consola temos acesso a dez jogos desta aventura gráfica na Switch. Desta vez a ênfase vai para o trabalho de investigação e resolução de crimes, com os devidos tratamentos audiovisuais que a Switch pode proporcionar a dois jogos que foram originalmente desenvolvidos para a Nintendo DS, bem como mudanças práticas que tornam a experiência mais agradável como a possibilidade de regressar a capítulos anteriores e de fazer avançar os diálogos e ainda galerias de ilustrações e outros conteúdos de bónus. Ace Attorney Investigations Collection chega à Switch a 6 de setembro de 2024.
Dragon Quest III HD-2D Remake
Com uma série tão longa e com tanto sucesso entre os fãs de RPGs, não é de estranhar que Dragon Quest conte com vários jogos disponíveis para a Nintendo Switch (incluindo a versão definitiva de Dragon Quest XI). Uma vez que Dragon Quest III é um jogo de 1988 para NES, um “remake” HD só pode ser uma revisão completa de alto a baixo, mesmo que a jogabilidade se mantenha em 2D. Em 2019 tivemos direito a uma revisão avançada da versão Super Famicom de Dragon Quest III, mas este HD-2D Remake é exatamente o que o nome diz: refaz tudo, em HD, com cenários 3D belíssimos, coloridos e muito bem desenhados, mantendo a jogabilidade do original enquanto coloca a experiência noutro patamar audiovisual. Se o objetivo é cativar os fãs do original ao mesmo tempo que dá as boas-vindas aos recém-chegados, então o que nos é apresentado é muito prometedor. Com lançamento marcado para 14 de novembro de 2024, Dragon Quest III HD-2D Remake cria expectativas elevadas que esperamos se venham a confirmar para mais uma entrada da série na Nintendo Switch.
Apreciador de jogos de outras épocas, não diz que não a uma boa obra dos nossos tempos. Diz-se que é por ele que passam os textos antes da publicação, o que significa que é uma espécie de boss final da escrita para os outros membros da equipa.