Antevisõesgamescom 2024Switch

Gamescom 2024 – 30 Birds

Imagem: ARTE

30 Birds é um dos jogos de aspeto mais original que se encontravam disponíveis para a Nintendo Switch na Gamescom 2024. Trata-se de uma aventura narrativa com uma apresentação e direção artística inspiradas na arte e mitologia persa e turca onde vamos desvendar uma série de mistérios relacionados com o desaparecimento de Simurgh, deusa persa dos pássaros, em pleno festival. A nossa personagem, de nome Zig, movimenta-se numa cidade feita de lanternas e repleta de pessoas, lojas e acontecimentos. Zig vai conversar, encontrar objetos, obter informações e juntar elementos para obter os trinta pássaros do título e descobrir o que aconteceu com a deusa Simurgh. As mecânicas de jogabilidade consistem essencialmente na exploração dos locais, obter pistas e informações das pessoas com quem falamos, e resolver “puzzles” em determinados locais, sempre num pano de fundo 2D com elementos 3D e com as temáticas artísticas e mitológicas do Médio Oriente omnipresentes.

A forma como a jogabilidade está implementada e como a personagem se desloca faz-nos pensar que nos movemos ao longo de uma pintura colorida em rotação num formato de uma lanterna à medida que avançamos, enquanto o cenário apresenta várias camadas como se de um livro ilustrado se tratasse, e tudo isto funciona bastante bem e com controlos simples e acessíveis. Destaque também para a banda sonora, que tal como a apresentação e direção artística, é inspirada na cultura e mitologia persa. 30 Birds é uma obra dos estúdios belgas RAM RAM Games e Business Goose Studios, e será publicada pelo canal de televisão público franco-alemão ARTE. 30 Birds estará disponível para a Nintendo Switch até ao final de 2024, embora ainda não tenha uma data de lançamento anunciada.

João Dias

Apreciador de jogos de outras épocas, não diz que não a uma boa obra dos nossos tempos. Diz-se que é por ele que passam os textos antes da publicação, o que significa que é uma espécie de boss final da escrita para os outros membros da equipa.