Gamescom 2024 – Gimmick! 2
Gimmick! 2 é como o nome sugere, a sequela de Gimmick!, jogo de plataformas da Sunsoft que chegou ao Famicom em 1992 no Japão e que no ano seguinte teve direito a um lançamento nos países Nórdicos. Por ter chegado ao Famicom numa altura em que a geração 16-bit já se encontrava em plena expansão e por ter tido uma presença no Ocidente limitada ao mercado dos países Nórdicos, Gimmick! passou (não sem uma certa injustiça) algo despercebido da generalidade do público, e acabaria por se tornar um jogo de culto em tempos mais recentes onde (re)descobrimos títulos de gerações anteriores. No seguimento do original, Gimmick! 2 é um jogo de plataformas que exibe um aspeto colorido e simpático mas que guarda um desafio consideravelmente mais exigente que pode surpreender os mais incautos. Ao contrário do que é costume acontecer em muitos jogos de plataformas onde basta saltar em cima de um inimigo para o eliminar, aqui segue-se uma abordagem mais reminiscente de Super Mario Bros. 2 onde podemos subir para cima do inimigo e deslocarmo-nos com ele. Mas sobretudo, e tal como aconteceu com o original, Gimmick! 2 é um jogo onde a física tem um papel proponderante, nomeadamente quando precisamos de atirar uma estrela para ativar mecanismos e temos de utilizar o ângulo e a velocidade certas para termos a certeza que ela acerta no ponto correto para ativar um mecanismo e avançarmos para a secção seguinte.
A versão disponível na Gamescom 2024 apresentava uma secção com quatro pontos de salvaguarda, um “boss”, e dois níveis de dificuldade. O nível de dificuldade mais exigente requer bastante tentativa e erro até conseguirmos atingir os ângulos corretos, embora felizmente não seja demasiado frustrante e que não se possa descobrir com um pouco de reflexão e insistência. É relevante referir que ao contrário do que acontece em muitos jogos de plataformas, em Gimmick! 2 não existem vidas, o que significa que podemos falhar nos momentos que quisermos que teremos sempre mais uma oportunidade, e esta mecânica acaba também por ser um bom incentivo a voltar a tentar, uma vez que não somos obrigados a recomeçar o nível de início. Gimmick! 2, do estúdio sueco Bitwave, com música do incontornável David Wise e publicado pela Clear River Games chega muito brevemente à Nintendo Switch, com data de lançamento prevista para 5 de setembro.
Apreciador de jogos de outras épocas, não diz que não a uma boa obra dos nossos tempos. Diz-se que é por ele que passam os textos antes da publicação, o que significa que é uma espécie de boss final da escrita para os outros membros da equipa.