Gamescom 2024 – Grimoire Groves
Grimoire Groves traz-nos uma junção de simulação agrícola com um “roguelite” onde a protagonista é uma jovem aprendiz de bruxa que vai utilizar as suas experiências para desenvolver capacidades mágicas. Ao contrário de muitos “roguelites”, Grimoire Groves tem a apresentação de um jogo muito simpático onde vamos aprender as mecânicas-base de uma jogabilidade baseado na agricultura enquanto nos são introduzidos elementos de um “roguelite” que encaixam bastante bem no tema e conceito. A nossa protagonista vai então aceder a novos espaços – como bosques e florestas – e tentar obter sementes de novas plantas para com isso poder desenvolver a sua magia e conhecer novos espíritos. No papel de inimigos encontram-se pequenas criaturas que temos de atingir (mas não de forma mortal, uma vez que elas não são hostis) para as poder plantar e em seguida recolher o que delas desabrochar. Nestes momentos, um observador desprevenido quase poderia pensar que se trata de um jogo baseado em Pikmin.
A estética merece destaque, as suas cores bastante garridas saem do esquema habitual dos “roguelites” e até dos jogos de temática agrícola – afinal, púrpura não é uma cor habitual na agricultura, e na versão de Grimoire Groves disponível na Gamescom 2024, púrpura era a cor dominante no primeiro bioma do jogo. As explicações e mecânicas são apresentadas de forma bastante simples, o que permite antever uma obra bastante acessível para todos os públicos. Quanto ao nome, que parece ter pouco a ver com o tema do jogo, foi escolhido pela comunidade num desafio colocado pela produtora, o estúdio suíço Stardust. Grimoire Groves ainda não tem uma data de lançamento definida mas deverá chegar à Switch durante o primeiro semestre de 2025.
Apreciador de jogos de outras épocas, não diz que não a uma boa obra dos nossos tempos. Diz-se que é por ele que passam os textos antes da publicação, o que significa que é uma espécie de boss final da escrita para os outros membros da equipa.