Gamescom 2024 – Projéct Timi-Sasha’s Curse
Imagem: @ProjectTimi (Twitter)
O nome pode deixar antever algo mais assustador do que é na realidade: Projéct Timi – Sasha’s Curse trata-se de um jogo de “puzzles” em 3D com uma componente rítmica e com um ambiente feito a pensar nos mais novos mas que dá as boas-vindas a qualquer público que procure uma experiência divertida. Sasha’s Curse apresenta-se então com um aspeto visual muito atrativo para um público mais jovem, juntamente com uma série de sequências animadas entre os níveis que fazem pensar numa curta-metragem de animação, e propõe abordar a causa de uma série de pesadelos através da resolução de “puzzles” em pequenos cenários onde vamos ter de lidar com criaturas decorrentes da dita maldição através de armadilhas bem colocadas.
Onde entra a componente rítimica nisto tudo? A deslocação dos inimigos segue o ritmo da banda sonora do jogo, o que é um fator determinante quando colocamos as armadilhas para apanhar inimigos, uma vez que temos de ter em conta a sua deslocação pautada pelo ritmo da música quando os tentamos apanhar. O ritmo da música é também fundamental no combate com o “boss” que se encontrava no final da demo, onde termos de colocar armadilhas e evitar os seus ataques de acordo com o ritmo e a um nível mais intenso do que encontrámos com os inimigos comuns. Não é então um jogo de música/ritmo no sentido mais limitado do termo, mas integra esta componente com sucesso no que diz respeito à resolução de “puzzles” e aos combates, e é um jogo com bons argumentos – incluindo um ambiente visual bastante bonito e colorido – que apresenta as suas mecânicas e objetivos de forma clara, embora em alguns pontos onde nos encontramos em espaços mais estreitos os ângulos de câmara pudessem ser melhores no que diz respeito a vermos o que se encontra à nossa volta. Projéct Timi – Sasha’s Curse é o jogo de estreia do pequeno estúdio norte-americano Ephemeral Cube e ainda não tem uma data de lançamento prevista para a Nintendo Switch, embora esta deva ocorrer entre o final de 2024 e o início de 2025.
Apreciador de jogos de outras épocas, não diz que não a uma boa obra dos nossos tempos. Diz-se que é por ele que passam os textos antes da publicação, o que significa que é uma espécie de boss final da escrita para os outros membros da equipa.