Vendas da Nintendo Switch acima de 150 milhoes de unidades
A Nintendo revelou os resultados financeiros relativos aos primeiros nove meses do ano fiscal, encerrados a 31 de dezembro de 2024. Durante este período, os lançamentos mais recentes registaram um desempenho sólido, destacando-se The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom, lançado em setembro, com 3,91 milhões de unidades vendidas, e Super Mario Party Jamboree, lançado em outubro, que atingiu 6,17 milhões de unidades vendidas. Além disso, títulos lançados em anos anteriores continuaram a apresentar vendas estáveis, com Mario Kart 8 Deluxe a vender 5,38 milhões de unidades, alcançando um total acumulado de 67,35 milhões de cópias.
No total, o número de títulos que ultrapassaram a marca de um milhão de unidades vendidas chegou a 19, incluindo jogos de outros estúdios. Em termos de hardware, a Nintendo Switch vendeu 9,54 milhões de unidades, representando uma queda de 30,6% em relação ao ano anterior, enquanto as vendas de software totalizaram 123,98 milhões de unidades, uma redução de 24,4%. A empresa atribui esta descida ao forte impacto que títulos como The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom (maio de 2023) e Super Mario Bros. Wonder (outubro de 2023) tiveram no ano anterior. Ainda assim, as vendas mantêm-se estáveis para uma consola no seu oitavo ano de mercado.
Relativamente ao setor digital, as vendas atingiram 245,8 mil milhões de ienes, uma queda de 29,0% face ao período homólogo, principalmente devido à redução na venda de versões digitais de jogos físicos para a Nintendo Switch.
No segmento de negócios móveis e licenciamento de propriedade intelectual (IP), as vendas foram significativamente impulsionadas no ano fiscal anterior pelo enorme sucesso do filme The Super Mario Bros. Movie, lançado em abril de 2023. No entanto, este ano registou-se uma descida de 33,9% nas receitas relacionadas com o filme, resultando num total de 49,7 mil milhões de ienes.
No geral, as receitas da Nintendo alcançaram 956,2 mil milhões de ienes, sendo que 731,5 mil milhões de ienes (76,5% do total) foram gerados fora do Japão. O lucro operacional atingiu os 247,5 mil milhões de ienes, enquanto o lucro ordinário chegou aos 327,1 mil milhões de ienes, impulsionado por 44,0 mil milhões de ienes em receitas de juros. O lucro líquido atribuível aos acionistas da empresa-mãe foi de 237,1 mil milhões de ienes.
Apesar de as vendas de hardware e software da Nintendo Switch no terceiro trimestre terem ficado abaixo das expectativas, a consola continua a ser apreciada por milhões de jogadores em todo o mundo. Para impulsionar o interesse na plataforma, a Nintendo lançou Donkey Kong Country Returns HD em janeiro e prevê lançar Xenoblade Chronicles X: Definitive Edition em março. Outros estúdios também têm diversos lançamentos planeados, ajudando a manter o catálogo da consola dinâmico e apelativo.
Face às tendências de vendas observadas até dezembro de 2024 e às perspetivas para o resto do ano fiscal, a Nintendo decidiu rever as previsões financeiras publicadas inicialmente a 5 de novembro de 2024. Além disso, ajustou as projeções para as vendas de hardware e software da Nintendo Switch até ao final do ano fiscal.
Calorias, nutrientes e Nintendo. Três palavras que definem o maior fã de F-Zero cá do sítio. Adepto de hábitos alimentares saudáveis, quando não anda atrás de uma balança, costuma estar ocupado com as notícias mais prementes e as análises mais exigentes.